Meta-cloud
With José Nuno Lima e Nils Meisel
Fábrica ASA, Black Box, Guimarães. 2021
Direção artística e Esculturas VASCO COSTA
Luz JOSE NUNO LIMA
Composição musical e sonoplastia NILS MEISEL
Apoio MARTA MESTRE Museu CIAJG (Oficina), FABRICA ASA, CCCANDOSO
GARANTIR CULTURA /DGARTES
META CLOUD
SUNDOGS
MYSTIFICATION
O projeto visou o desenvolvimento de uma exploração de o que se poderá chamar esculturas anímicas, objecto multimédia de caráter duracional. Este é baseado na construção de relações do objecto escultórico e a sua anima, provocada pela interação dos movimentos de luz e da condução dada igualmente pelo som, ensaiando assim uma relação dinâmica na apresentação desta escultura com o seu publico. E desta forma apresentado um objecto híbrido multimídias, programado, envolvendo as disciplinas da Luz, do Som e da Escultura.
O projeto “meta-cloud” pretende ensaiar novas relações possíveis com a obra plastica e o seu lugar de percepção no espectador.
Submetendo este o objecto abstracto para o escuro, isto vem permitir que as revelações da forma e da imagem mutante apreendida venham a ser denunciadas subtilmente, pelas relações ilusórias que a luz faz ao emergir na revelação e percepção do objecto apresentado. Um desenvolvimento de novas relações dinâmicas entre o formalismo aparente e a sua leitura, através da intercepção com um trabalho especifico de desenho de luz, no qual a forma anima-se em impermanência, mutante, transfigurada e ilusória.
É sobre este lugar que se pretende refletir, sobre o lugar da impermanência, ilusão e do disformismo da invisibilidade e sobretudo da visibilidade!
A “Nuvem”, relaciona-se com noções sobre o campo da informação, data e memória, esta agora ausente do corpo, ancorada num corpo de aluguer, que transita, que está omnipresente e em lugar nenhum, a nuvem!
Sobre aparência e a aparição, sobre a ilusão da percepção e sua hibridês na era da digitalização.